quinta-feira, 31 de julho de 2008

Espírito de conquista

A percepção é fundamental para que Deus nos dê a vitória.
Dos doze espias enviados à terra prometida, dois tiveram a percepção correta de que o mesmo Deus que havia aberto o Mar Vermelho, providenciado o Maná, tirado água da rocha, lhes daria vitória sobre os gigantes da terra, enquanto os demais se consideraram como gafanhotos diante da estatura daqueles homens.
Situações iguais com percepções diferentes. O que muda? O espírito. A maioria tinha um espírito de derrota. Viram a mão de Deus operar, mas estavam com medo.
Josué e Calebe, porém, advertem que o povo da terra não deveria ser temido pois o Senhor estava com eles; o amparo do povo inimigo havia sido retirado: “Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto como pão os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais” - Números 14:9.
Quando estamos no mundo usamos as armas do mundo, quando somos de Deus usamos as armas de Deus. Jesus trouxe novas armas para a nossa luta. É momento de descobrirmos essas armas para podermos usá-las a nosso favor conforme a palavra de Paulo em I Coríntios 10:4-5:
“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.
O diabo quer nos fazer acreditar que as armas que temos em mãos são ineficazes na batalha e, se as utilizarmos nada acontecerá. Por isso, muitas vezes, não cremos nas armas que Deus nos deu e as fortalezas permanecem intactas. Existem fortalezas que precisam ser destruídas. Use as armas espirituais e veja os resultados.
Deus não nos deu espírito de temor (II Timóteo 1:7). A nossa postura deve ser outra. Espírito de vitória e não de temor.
Para isso alguns pré-requisitos são necessários:
1. COMPROMISSONão é possível usar as armas espirituais sem um compromisso firme com Jesus.
2. HUMILDADENão faça nada para sua glória, mas para a glória de Deus.
3. VERDADEVocê não precisa fingir que é crente. Derrame-se e seja verdadeiro. Não é possível enganar a Deus.Não é hora de olharmos de longe. É tempo de participarmos da conquista, para a glória de Deus. A palavra que Deus tem nos dado é esta: estamos à beira do Jordão. É hora de passar e conquistar.Se você se sente fraco, despreparado e sem condições de lutar, Deus quer te
levantar.
TRÊS ARMAS DE VITÓRIA
Não é da vontade de Deus que lutemos a vida inteira sem conquistar nada. Deus quer virar as páginas da nossa vida e nos levar de vitória em vitória.
Davi perseguiu seus inimigos e os destruiu. Não se trata de atingir pessoas, mas sim fortalezas espirituais. Fomos chamados para uma batalha. É coisa para soldados, não para crianças.
Muitas vezes gastamos nosso tempo e nossas forças em desavenças com os irmãos, em vez de sairmos e lutarmos.
1. DÍZIMOS E OFERTASArma de vitória. Por causa da nossa fidelidade, Deus vai repreender o devorador. Se você vai para o monte orar, muitos demônios serão repreendidos, mas o devorador só será repreendido pela sua fidelidade em retornar ao Senhor aquilo que é Dele.
2. DESPOJO“Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e quando sairdes não será de mãos vazias. Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios” - Êxodo 3:21-22.
Questão espiritual: “quando saírdes não saireis vazios”. Para receber os despojos é preciso sair do Egito. Não se pode querer ficar no Egito e usufruir do seu despojo. Deus nos tem levantado, para, através do nosso trabalho, angariarmos recursos e riquezas que estarão sendo usados para sustentar o Reino e a obra missionária. Muitas vezes Deus usa pessoas e recursos inesperados para abençoar seu povo.Saquear o Egito é Deus abençoar a nossa travessia do mar e ao mesmo tempo emperrar as rodas dos carros dos egípcios – (Êxodo 14:25).
3. LOUVOR II Crônicas 20:26 – Vale de Beraca – Vale da BençãoA estratégia dada pelo Senhor foi diferente. Josafá colocou os cantores antes dos soldados:
“Aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados, e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque as suas misericórdias duram para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe, e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados” – II Crônicas 20:21-22.
Quando passamos por uma luta muito dura, mas somos fieis e louvamos ao Senhor, Ele nos dá a vitória e além da vitória, o despojo. Tiramos dessa batalha lições preciosas para nossas vidas. Isto é o despojo da luta. “Tomaram para si mais do que podiam levar, e três dias saquearam o despojo, porque era muito”. – (v. 25).
Em Gênesis 26:12-13 vemos a história de Isaque que semeou na terra e colheu a cento por um, por que o Senhor o abençoava.
Na minha própria experiência Deus reverteu a minha história profissional e deu vitória e prosperidade na empresa. Daí e ser-vos-á dado. Os recursos que entram também são usados para o Reino de Deus, para a obra missionária.
Outro caso é o da rainha de Sabá (I Reis 10:4).Se nos comportamos como reis e sacerdotes, à semelhança de Salomão, Deus move pessoas para nos abençoar e enviar recursos que serão utilizados para o Reino de Deus.
Você está disposto a conquistar o que Deus tem para você?
Você precisa receber de Deus o espírito de conquista.
O povo de Israel foi liberto, mas o espírito de escravidão continuou junto com eles.
Todas as nações que estavam na terra foram expulsas e Josué conquistou a terra.

Pr. Ulisses Sabará

Nenhum comentário: