quarta-feira, 30 de julho de 2008

TAL PAI , TAL FILHO...

A mãe , trabalhando na cozinha, ouviu uma briga. O barulho foi crescendo cada vez mais. “ Parem de brigar !” disse, chegando á sala de estar. “ Vocês sabem que isso nunca resolve nada. Fiquem quietos e parem de implicar um com o outro.”
Imaginem a surpresa dela quando uma das crianças replicou : “ Mas , mamãe , não estamos brigando. Estamos só brincando de papai e mamãe”.

Aqueles pais não sabiam o que estavam ensinando. Desde os primeiros momentos da vida , a criança imita todas as coisas que aprende. A brincadeira é copiada do que os pais fazem. As crianças também imitam a postura física, os hábitos, tom de voz, dicção e vocabulário. E geralmente é tão fácil para as crianças imitar as palavras corretas e as incorretas. A influência mais poderosa na cultura infantil é a imitação.

A atmosfera do lar não pode ser tocada. Mas pode ser sentida. É uma coisa do espírito. Nenhum filme fotográfico é tão sensível quanto ao espírito de uma criança. As imagens que são imprimidas aí determinam a direção e o destino da vida. Mediante inúmeras coisinhas e influência inconsciente , tecemos o caráter de nossos filhos, fio por fio. Tão certamente quanto provemos as roupas e a alimentação de nossos filhos, nós , pelo exemplo, ajudamos a formar seus hábitos e lhes damos aquilo que os fortalecerá ou enfraquecerá para a vida toda.

E lembre-se :
a) O lar molda o caráter da criança.
b) As crianças gravam as reações
c) O filho é o “eco” dos pais

“ o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões” (Prov.10:12)

(Do livro É a hora de amar seu Filho – John M. Drescher)

Nenhum comentário: